quinta-feira, 26 de julho de 2018

As moedas cibernéticas estão voando alto


Cada dia que passa alguém ou alguma empresa tem uma nova ideia, e cada vez mais as pessoas estão utilizando blockchain e moedas digitais em suas ideias, e isso só reforça o pensamento de que em um dia não muito distante teremos toda uma economia baseada em moedas digitais.
Um exemplo disso é a companhia de aviação Singapore Airlines, que anunciou nesta semana o lançamento de uma carteira virtual baseada em blockchain, que será utilizada em conjunto com seu programa de milhagens KrisFlyer. Os participantes do programa poderão converter as milhas em moedas digitais nativas da carteira que poderão serem gastas em produtos da Singapore Airlines e também em comércios que integram o programa.

O anúncio oficial do programa diz:

“PARA COMEÇAR, AS MILHAS KRISPAY SERÃO ACEITAS EM 18 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, ABRANGENDO DIFERENTES CATEGORIAS DE SERVIÇOS DE BELEZA, ALIMENTOS E BEBIDAS, GASOLINA E VAREJO. PARCEIROS SELECIONADOS OFERECERÃO DESCONTOS DURANTE O PERÍODO DE LANÇAMENTO. MAIS COMERCIANTES SERÃO PROGRESSIVAMENTE ADICIONADOS À PLATAFORMA E OS MEMBROS DO PROGRAMA VÃO CONTAR COM PROMOÇÕES FREQÜENTES NO APLICATIVO E MAIS RECURSOS TAMBÉM SERÃO ADICIONADOS NOS PRÓXIMOS MESES”

A carteira digital da Singapore Airlines foi desenvolvida e está disponível para as plataformas IOS e Android e, embora tenha sido anunciada como “a primeira carteira digital para programa de fidelidade de companhia aérea baseada em blockchain”, o anúncio não esclarece qual realmente é a diferença da aplicação e porque ela precisa utilizar uma blockchain (privada, construída em parceria com a Microsoft) para ser executada.
No entanto, o CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong, fez questão de declarar que a aplicação representa uma grande conquista.

“AO CRIAR UMA CARTEIRA DIGITAL BASEADA EM MILHAS QUE INTEGRA O USO DE MILHAS EM SUAS VIDAS DIÁRIAS, OS MEMBROS DA KRISFLYER TÊM MAIS UMA OPÇÃO DE USAR AS MILHAS INSTANTANEAMENTE NAS TRANSAÇÕES COTIDIANAS”, AFIRMOU.

No Brasil, mesmo sem blockchain e já há alguns anos, companhias aéras como Tam, Gol e Azul também possuem programas de fidelidade que podem ser acessados via carteiras digitais nos quais as milhas podem ser convertidas diretamente em produtos ou, por meio de parcerias com plataformas agregadoras de pontos, como Multiplus ou Dotz, também podem ser utilizadas em mercados, postos de gasolina, diversas lojas virtuais e até mesmo para adquirir produtos bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário